O município de São João Evangelista está situado na região Centro-Nordeste do Estado às margens do Ribeirão São Nicolau, numa pequena aldeia abandonada pelos índios Monoxós, às margens do Ribeirão São Nicolau, num local onde é hoje o distrito de Nelson de Sena. Ali, no início do Século XIX, fixou residência o Alferes Machado e sua família, primeiros civilizados se estabelecerem na região.

Em 1880 o povoado foi elevado à categoria de Freguesia com denominação de São João do Suaçuí, mudada dois anos depois para São João Evangelista, nome que conservou quando se tornou Vila pela lei n° 556, de 30-08-1911 e município em 12-06-1912. Seu primeiro prefeito foi o Coronel Antônio Borges de Amaral, presidente da Câmara e Agente Executivo, de 1912 a 1918.

A criação do município se deu em 1911, com território desmembrado de Peçanha. Sua instalação solene se deu em 1º de junho de 1912. A Comarca de São João Evangelista foi criada em 08/10/1948 e se instalou a 15 de novembro do mesmo ano, abrangendo dois municípios, o da sede (São João Evangelista) e o de Coluna, na época, recém-criado.

O município de São João Evangelista tem 16.254 habitantes. A população urbana é de 9.282 habitantes e a população rural, 6.244 habitantes, que vivem numa área de 478,29 km² distribuídos entre 02 distritos, São Geraldo do Baguari e Nelson de Sena e um povoado chamado Bom Jesus da Canabrava. Situado no Bioma da Mata Atlântica.

É servido pelas rodovias BR-120 e MG-314 e está distante 280 Km de Belo Horizonte e 146 Km de Governador Valadares. Tem como municípios limítrofes, ao Norte: Coluna, São José do Jacuri, ao Sul: Guanhães e Sabinópolis, a Leste: São Pedro do Suaçuí, Peçanha e Cantagalo e a Oeste: Paulistas. Sua latitude é de 18°32`15 “Sul e longitude: 42°46`00" Oeste.

A cidade, localizada num semi-plano com altitude de 680 m, é banhada pelos córregos Bom Jardim e São João e possui um clima ameno.

Dois rios banham o município, o São Nicolau e o Suaçuí Grande, tendo no seu curso muitas quedas d`água, dentre as quais destacam-se a da Usina e a da Fumaça, que recebem turistas de toda a região.

No setor educacional São João Evangelista conta com vários estabelecimentos de ensino com destaque para o Instituto Federal de Minas Gerais, que é a considerado o cartão de visita da cidade, tanto pela grandiosidade de suas instalações como pelo que representa em termos de geração de empregos, divulgação e peso na economia do município.

Tudo isso aliado a um ensino de excelente qualidade, formando profissionais na área de alimentação, agropecuária, informática e meio ambiente.

A economia do município gira em torno da agropecuária, produzindo milho, feijão, leite e seus derivados e gado de corte. São João Evangelista sempre contou com pessoas de espírito empreendedor e que deram muito de si para o desenvolvimento do município e que fizeram a sua história.

Código do Município: 316280

sje

Para mais informações, CLICK AQUI! e acesse o site do IBGE. 

Endereço do Campus

Instituto Federal de Minas Gerais - campus São João Evangelista
Av. Primeiro de Junho, 1043 - Centro
CEP: 39705-000 - São João Evangelista-MG
Telefone: (33)3412-2900